Clealco

 
MISSÃO:
Promover através do cultivo da cana-de-açúcar e da produção de seus derivados, relações de negócio sustentáveis, que gerem valor e fomentem o desenvolvimento econômico, social e ambiental nas regiões em que atuamos.
 
VISÃO:
Alcançar e manter indicadores de eficiência operacional e de resultados econômico-financeiros que nos posicionem entre as dez melhores empresas sucroenergéticas do Brasil.
 
OS VALORES EM QUE ACREDITAMOS SÃO:
 
Integridade: Atuamos nas relações internas e externas de forma ética, responsável e transparente; preservamos nossa confiabilidade e honradez.
 
Segurança: Garantimos condições de segurança do trabalho, envidando esforços para a não ocorrência de quaisquer tipos de acidentes e estabelecendo regras rígidas das quais não toleramos desvios.
 
Competência: Promovemos ambiente desafiador, incentivando o desenvolvimento do conhecimento, das habilidades e das atitudes das pessoas, em busca permanente por resultados crescentes.
 
Comprometimento: Apoiamos as pessoas que assumem responsabilidades, que trabalham com paixão e que lideram pelo exemplo, celebrando as conquistas e transformando erros em aprendizado.
 
Confiança: Acreditamos que um ambiente de confiança propicia o trabalho em equipe, o diálogo aberto e a oportunidade para falar e ouvir, encoraja a iniciativa e o comprometimento e constrói melhores soluções.

Linha do Tempo Clealco

04 de Dezembro

A Fundação do Grupo Clealco ocorreu em 1980
Leia mais
No final da década de 70, o petróleo, matriz energética que o Brasil importava, passava por uma crise. O preço do barril subia constantemente, gerando incertezas na economia nacional. Para acabar com a dependência de importações, o Governo Brasileiro lançou o projeto de plantio da cana-de-açúcar para a produção do álcool combustível. A partir disso políticos, pecuaristas e agricultores apostaram na nova atividade de geração de energia renovável, o etanol, na região de Clementina. Eles formaram uma associação para reunir terras para o plantio de dois mil alqueires e viabilizar a construção de uma usina.

05 de Dezembro

Em 5 de dezembro de 1980, a Clealco foi formalmente constituída
Leia mais
No dia 5 de dezembro de 1980, reuniram-se os acionistas em assembléia geral, constituindo formalmente a Clealco. Em 11 de janeiro de 1981, foi aprovado o Projeto pelo CENAL (Conselho Nacional do Álcool). Logo depois, começaram as obras da destilaria. 

04 de Abril

A moagem da primeira safra do Grupo Clealco ocorreu em 1983
Leia mais

A moagem da primeira safra do Grupo Clealco ocorreu em 1983. A criação da usina proporcionou empregos diretos e indiretos para Clementina e 26 municípios da região. 

04 de Maio

Em 1985, o Grupo Clealco inaugurou o Cares
Leia mais
Em 1985, o Grupo Clealco inaugurou o Cares – Clealco Associação Recreativa, Esportiva e Social. O espaço, destinado exclusivamente para colaboradores e dependentes da empresa, possui atualmente uma ampla área de lazer, com salão de festas, piscinas, quiosque, playground, quadra de tênis e campos de futebol.

06 de Junho

Sicle é um sistema interno que integra as informações do Grupo
Leia mais

Para ter controles gerenciais, tais como custos, orçamento, fluxo de caixa e produção em tempo real, o Grupo Clealco instituiu em 1999 o Sicle – Sistema Integrado Clealco, que é aprimorado a cada safra para facilitar a integração, divulgação e transparência dos dados da empresa.

01 de Janeiro

Implantação da segunda unidade, a Clealco Queiroz
Leia mais

O excelente desempenho da unidade de Clementina e a expansão do mercado sucroenergético no Brasil foram fatores decisivos para a implantação da segunda unidade, a Clealco Queiroz.  

Para expandir a atuação geográfica do Grupo, acionistas e diretores decidiram viabilizar a nova unidade. Antes da implantação o Grupo fez diversas pesquisas na região, buscando terrenos com solos adequados e boa logística para o cultivo da cana-de-açúcar.

A opção pelo município de Queiroz foi devido ao fácil acesso às principais rodovias do país. As obras da nova unidade começaram em março de 2003. No segundo semestre de 2006, a usina entrou em operação.

10 de Dezembro

Grupo Clealco adere a protocolo que põe fim a queima da cana-de-açúcar
Leia mais

Em dezembro de 2007, o Grupo Clealco aderiu ao Protocolo Agroambiental do Estado de São Paulo, que antecipa os prazos legais paulistas para a eliminação da prática da queima, de 2021 para 2014 nas áreas onde já é possível a colheita mecanizada e de 2031 para 2017 nas áreas em que não existe tecnologia adequada para a mecanização.

20 de Novembro

Espaço voltado para a profissionalização é inaugurado
Leia mais

Em novembro de 2009, o Grupo Clealco inaugurou o Centro Cultural Clealco – Kenkiti Kimura, um investimento que custou cerca de dois milhões de reais.

O espaço voltado exclusivamente para a profissionalização possui 3.300 m² e é composto por salas de treinamentos, um anfiteatro com capacidade para 260 pessoas, sala de informática e biblioteca.

01 de Marco

Clealco inicia venda de excedente de energia
Leia mais

A cogeração de energia no Grupo Clealco, acontece na segunda unidade, Queiroz. Em março de 2010 a empresa foi autorizada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) a exportar cerca 100 mil MWh de energia ao sistema elétrico nacional.

A cogeração de energia é conseguida por meio da queima do bagaço da cana-de-açúcar, resultante do processo de moagem da cana, nas caldeiras.

25 de Outubro

Clealco conquista prêmio MasterCana de Desenvolvimento Humano
Leia mais

O Grupo Clealco foi o vencedor do prêmio MasterCana 2010 – Centro Sul na categoria Desenvolvimento Humano. Quatro usinas foram finalistas na categoria: Grupo Clealco, Guarani, Agro Serra e Jalles Machado, mas a vitoria ficou por conta do projeto “Gerando Talentos - Clealco”.

30 de Novembro

Empresa é destaque em gestão de RH
Leia mais

O Grupo Clealco foi reconhecido como destaque em Gestão de RH no setor sucroenergético pelo prêmio Visão Brasil 2010. O evento, que é organizado pela revista Visão Agroindústria, tem por finalidade reconhecer empresas referência no setor

09 de Janeiro

Grupo Clealco ficou entre as dez empresas de maior destaque pelo Valor Econômico
Leia mais

O anuário do jornal Valor Econômico (Valor 1000) apontou o Grupo Clealco como uma das 10 empresas de maior destaque do ano de 2010. A publicação, que mostra um ranking global e outro setorial, informa que a empresa subiu 186 posições no ranking global de 2008 para 2009, ficando na posição 600 entre todas as empresas do país.  Na classificação por setor (Açúcar e Álcool) a Clealco apareceu, pela primeira vez, entre as 10 melhores do Brasil.

30 de Marco

Clealco fica entre as melhores em produtividade
Leia mais

No dia 30 de março de 2011, as usinas do Grupo Clealco foram eleitas pelo IDEA (Instituto de Desenvolvimento Agroindustrial) e CTC (Centro de Tecnologia Canavieiro) as melhores em produtividade do Estado de São Paulo. A Clealco também foi classificada entre as 12 melhores usinas canavieiras do Centro Sul do Brasil.

10 de Agosto

Rádio Clealco conquista prêmios na categoria Comunicação
Leia mais

Em agosto de 2011, o Grupo Clealco foi o vencedor do Prêmio MasterCana Social na categoria “Comunicação e Relacionamento”. O programa “Rádio Clealco” foi eleito pela comissão julgadora a melhor ação de comunicação institucional do setor sucroenergético em 2010.

30 de Julho

Homenagem à memória do Sr. Arlindo Pizzo
Leia mais

Acionistas, diretores, colaboradores e parceiros do Grupo Clealco inauguraram, no dia 30 de julho de 2012, o “Pórtico Clealco – Arlindo Pizzo” na via de acesso da primeira unidade da empresa em Clementina.

O momento foi organizado pela direção do Grupo com o objetivo de homenagear à memória do senhor “Arlindo Pizzo”, um dos principais fundadores da Clealco e antigo dono da fazenda onde a sede da empresa foi construída.

30 de Outubro

Clealco conquista prêmios MasterCana em 2012
Leia mais

Seguindo uma trajetória de sucesso, a Clealco conquistou novos prêmios no MasterCana Social em 2012. A empresa foi a primeira colocada nas categorias “Qualidade de Vida” e “Comunicação e Relacionamento”, além de ser selecionada como a Empresa do Ano em Responsabilidade Sócio-Empresarial.

20 de Setembro

Grupo bateu recordes de moagem em 2013
Leia mais

Ainda na safra de 2013-2014, o Grupo Clealco atingiu resultados históricos de moagem, produção de açúcar e de etanol. Ao todo, foram processadas 8.229.468,84 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, maior moagem já atingida pelo Grupo nos 33 anos de existência da empresa.

Além da moagem, a Clealco também atingiu o recorde histórico de produção de açúcar, com o volume total de 587.018,05 toneladas, e de etanol com 224.219,98 m³. 

10 de Novembro

Clealco confirma compra da UPI da Campestre
Leia mais

Em novembro de 2013, o Grupo Clealco teve sua proposta de compra da UPI – Unidade Produtiva Independente – da Usina Campestre aprovada. Com isso, a empresa passou a possuir três unidades, sendo a terceira localizada na cidade de Penápolis.  

Com a Clealco Penápolis, o Grupo expandiu a capacidade de moagem para mais de 10,5 milhões de toneladas por safra, além de gerar centenas de novos empregos.

17 de Fevereiro

Clealco Penápolis inicia moagem
Leia mais
No dia 17 de fevereiro de 2014, o Grupo Clealco inicia oficialmente a primeira moagem de cana da unidade de Penápolis com uma cerimônia de inauguração.

Foram convidados para a cerimônia colaboradores, fornecedores, imprensa, sindicatos, órgãos públicos e privados, representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário da região, bem como toda a população, comércio e instituições de Penápolis. 

13 de Junho

Capela de Santa Luzia é reinaugurada em Penápolis
Leia mais
No dia 13 de junho de 2014, o Grupo Clealco reinaugurou a tradicional Capela de Santa Luzia localizada na unidade de Penápolis.

Para marcar esta data foi celebrada uma missa pelo Padre Fábio Alves de Oliveira, que teve a ilustre presença do Bispo diocesano de Lins, Dom Irineu Danelon. O evento contou com a participação da diretoria da empresa, autoridades da região, parceiros, colaboradores e munícipes

27 de Julho

Grupo Clealco recebe visita do criador da filosofia 8S
Leia mais

Para capacitar os colaboradores, melhorar o ambiente de trabalho e reforçar a filosofia 8S implantada na empresa, no dia 27 de junho de 2014, o Grupo Clealco recebeu o autor renomado no cenário nacional, Profº José Abrantes, para ministrar o treinamento “Diretrizes da Filosofia 8S”, baseado no livro de sua autoria “Programa 8S – Da Alta Administração à Linha de Produção”.

O Grupo Clealco implantou o programa no ano de 2003. O 8S busca, por meio da mudança de comportamento, aumentar a qualidade e a produtividade das atividades de trabalho, além de contribuir para tornar os ambientes da empresa mais organizados e agradáveis.

24 de Novembro

Grupo bateu recorde histórico de moagem
Leia mais
O Grupo Clealco atingiu no dia 24 de novembro, seu recorde histórico de moagem em uma safra. Foi registrada a marca de 8.254.641,79 milhões de toneladas de cana-de-açúcar esmagadas, superando as 8.229.468,84 milhões de toneladas esmagadas na safra 2013-2014.
O número deve ser ampliado até o final da safra 2014-2015.

24 de Agosto

Empresa venceu em duas categorias no MasterCana
Leia mais

No dia 24 de agosto de 2015, o Grupo Clealco foi premiado no MasterCana, evento promovido pelo Gerhai e pela ProCana. A Empresa venceu nas categorias Desenvolvimento Humano, com o projeto Universidade Corporativa, e Comunicação e Relacionamento, com a campanha Atitude de Dono.

26 de Novembro

No dia 26 de novembro, a Clealco exportou etanol pela primeira vez. O produto foi enviado ao Japão.
Leia mais
O Grupo Clealco fez sua primeira exportação de etanol no dia 26 de novembro. 5.250 m³ do produto foram embarcados para o Japão no navio Navig8 Axinite.
O principal objetivo do negócio, realizado com uma trade japonesa, é a abertura de um novo mercado para a comercialização dos produtos da Empresa.
A expectativa é que na safra 16/17 o volume exportado de etanol seja igual ou maior ao registrado na safra atual.

Selos e certificações Clealco

Abrinq
Copyright © 2014 - CLEALCO AÇÚCAR E ÁLCOOL S.A. Todos os direitos reservados.

projeto: | Empresa do grupo