Clealco

 

01/05/2015

Por Vanessa Bogo Beneti

Viveiro representa compromisso com o meio ambiente

Desde 2010 o Grupo Clealco mantém um viveiro próprio para produção de mudas de árvores de espécies nativas, com a finalidade de acelerar o programa de recuperação das matas ciliares, compromisso voluntário firmado junto ao Governo do Estado de São Paulo, uma vez que a Empresa faz parte do programa Etanol Verde.
 
O projeto inclui todas as etapas de reflorestamento, desde a germinação da semente até a total recuperação florestal. Começando com a coleta de sementes de árvores nativas da região, beneficiamento e seleção, passando pela quebra de dormência (técnica utilizada para facilitar a germinação), é feita em canteiros de areia, repicagem (replantar) para os sacos plásticos, e a plantação no local definitivo.
 
O viveiro possui quatro canteiros para a germinação das sementes e seu cultivo nos primeiros dias após germinação. São canteiros com paredes de alvenaria, preenchidos com areia grossa, cobertos com tela ou plástico apropriado, que funcionam como estufa em determinadas épocas do ano, onde são lançadas as sementes para que germinem.
 
As mudas recém germinadas permanecem nos canteiros por algumas semanas, até que possam ser replantadas para os tubetes (pequenos tubos preenchidos com extrato vegetal adequado para a semeadura das sementes) ou saquinhos plásticos.
 
Atualmente são produzidas aproximadamente 100 mil unidades por ano, destinadas ao reflorestamento das matas ciliares das propriedades da Empresa e de parceiros.
 

O viveiro fica no Sítio Maravilha, localizado à margem esquerda da Rodovia SP 463, altura do km 07, Bairro Marteli, município de Clementina-SP. 

 

Jornalista Responsável: Vanessa Bogo Beneti

MTb - 51.377




‹ voltar

Selos e certificações Clealco

Abrinq
Copyright © 2014 - CLEALCO AÇÚCAR E ÁLCOOL S.A. Todos os direitos reservados.

projeto: | Empresa do grupo