Clealco

 

26/06/2015

Por Vanessa Bogo Beneti Laguna

Clealco e Syngenta promovem treinamento em parceria

Na última terça-feira, dia 23 de junho, no Centro Cultural e Educacional Kenkiti Kimura em Clementina, o Grupo Clealco, em parceria com a empresa Syngenta, realizou palestra e treinamento sobre o tema “Doenças da cana-de-açúcar: danos e controle”, como foco nos cuidados e formação de viveiros de mudas livres de doenças.
 
O treinamento foi ministrado pelo Dr. Álvaro Sanguino, consultor especializado em doenças da cana-de-açúcar, formação de viveiros de mudas e em laboratório de meristema (em que a partir de uma gema da cana é feita a multiplicação em massa). Álvaro possui 47 anos de experiência no ramo da cana-de-açúcar, com passagens pela Copersucar e pelo CTC (Centro de Tecnologia Canavieira).
 
O objetivo do evento foi conscientizar os convidados, entre eles a equipe Clealco, acionistas fornecedores de cana, e alguns parceiros, selecionados pela Syngenta, sobre algumas doenças que há algum tempo já não apareciam nos canaviais. Antes, devido à queima da cana, essas doenças eram eliminadas com o fogo, mas com a mecanização, elas retornaram, pois a palha fica no campo.
 
Dr. Álvaro também chamou a atenção para a formação de viveiros de mudas sadias com, no mínimo, o tratamento térmico das gemas ou aquisição de mudas sadias em MPB (mudas pré-brotadas), hoje fornecidas no mercado por diversas empresas, entre elas a própria Syngenta.
 
Uma outra prática recomendada foi a desinfecção de qualquer parte cortante das colhedoras de mudas, no ato das multiplicações, para evitar a transmissão de doenças.
 

O evento foi inteiramente patrocinado pela Syngenta, e o Grupo Clealco colaborou na organização e cessão de sua estrutura para aplicação. 

 

Jornalista Responsável: Vanessa Bogo Beneti Laguna

MTb - 51.377




‹ voltar

Selos e certificações Clealco

Abrinq
Copyright © 2014 - CLEALCO AÇÚCAR E ÁLCOOL S.A. Todos os direitos reservados.

projeto: | Empresa do grupo