Clealco

 

SUSTENTABILIDADE
 
O Grupo Clealco mantém como forte política a sustentabilidade. A Companhia busca integrar o pilar social, econômico e ambiental no relacionamento com todos os stakeholders, visando realizar os processos produtivos de forma a diminuir os impactos ambientais, preservar a saúde e a segurança de seus colaboradores, além de contribuir de forma continua para o desenvolvendo social e econômico dos mais de vinte e seis municípios onde possui atuação.  
 
PRESERVAÇÃO DA FAUNA
 
Em junho de 2011 foi inaugurado, na Unesp de Araçatuba (Universidade Estadual Paulista), o prédio do Ceretas (Centro de Recuperação e Triagem de Animais Silvestres).
 
O espaço, que possui 695 metros de área construída e custou cerca de R$ 800 mil, foi construído com investimentos de empresas do setor sucroenergético, dentre elas o Grupo Clealco.
 
O Centro, que é um hospital especializado para cuidar e estudar a genética dos animais, conta com centro cirúrgico, UTI (Unidade de Terapia Intensiva), complexo de jaulas, salas para atendimento emergencial, raios-x e ultrassom.
 
O Grupo Clealco possui o selo de “Empresa Amiga da Fauna” desde 2010. Este selo é entregue ás empresas que incentivam os cuidados e proteção de animais, foco do projeto Ceretas.
 
VIVEIRO MARAVILHA – CUIDANDO DO MEIO AMBIENTE
 
Com o objetivo de acelerar o processo de reflorestamento de matas ciliares da região, a Empresa possui um viveiro, localizado à margem esquerda da Rodovia SP 463, altura do km 07, no Bairro Martelli, em Clementina. 
 
O local produz mudas de mais de 80 espécies de árvores nativas, que após estarem completamente desenvolvidas são plantadas nas áreas de preservação e distribuídas em escolas e instituições da região, contribuindo para arborização dos municípios.
 
A equipe do Viveiro Maravilha é responsável por todas as etapas de recuperação florestal, desde a germinação da semente, até a total formação do reflorestamento. As mudas de árvores são mantidas em tubetes e saquinhos plásticos.
 
Este sistema é extremamente vantajoso para a produção das plantas, pois é possível economizar espaço, fazer o semeio direto, sem a necessidade de se fazer canteiros ou transplante. Além disso, é possível melhorar o monitoramento da irrigação e fertilização das mudas.  
 
No Viveiro Maravilha é possível encontrar mudas de Ipê, Jenipapo, Angico, Pau d’alho, Pata de Vaca, Aroeira, Aroeira Pimenta, Figueira, Goiabeira, Cereja, Pitanga, Farinha Seca, Canafístula, Araçá, Gabiroba, Ingá, Peroba, Gurucaia, Jacarandá entre outras.
 
Doação de sementes
 
O Grupo Clealco realiza constantemente a arrecadação de sementes para a produção de novas mudas. Os interessados em contribuir com ação da empresa podem deixar o material nas recepções das Unidades da Clealco, localizadas nas cidades de Clementina, Queiroz e Penápolis.
 
Para mais informações é preciso entrar em contato com a equipe de meio ambiente da Clealco pelo telefone (18) 3658-9118
 
O USO CONSCIENTE DA ÁGUA
 
O Grupo Clealco faz uso consciente da água, e dissemina a importância deste ato interna e externamente. A Empresa possui um sistema de lavagem da cana em circuito fechado; com isso é possível fazer o reuso da água utilizada nos processos industriais através de um tanque de sedimentação.
 
Dentre os processos de tratamento da água estão a correção de PH, que facilita a decantação de impurezas e evita a proliferação de microorganismos. Este sistema é integrado à água de refrigeração da fábrica de açúcar, destilaria, fermentação e lavagem de gases da caldeira.
 
Diminuindo ainda mais o consumo, a água extraída da cana-de-açúcar durante a produção de açúcar e etanol também é utilizada através da evaporação e no processo de extração do açúcar na moagem.
 
Captação
 
A Clealco ainda possui equipamentos instalados em suas unidades que realizam uma baixa captação de água nos rios da região. De acordo com o nível de consumo de água admitido pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, a Empresa está abaixo da média.
 
COLETA SELETIVA
 
Através da informação e conscientização de seus colaboradores, o Grupo Clealco realiza com sucesso a coleta seletiva. O procedimento acontece em todos os setores da Companhia, inclusive nas frentes de colheita.
 
O projeto conscientiza os colaboradores para a importância da separação dos materiais recicláveis, como o papel, plástico, metal, vidro e resíduos orgânicos.

‹ voltar

Selos e certificações Clealco

Abrinq
Copyright © 2014 - CLEALCO AÇÚCAR E ÁLCOOL S.A. Todos os direitos reservados.

projeto: | Empresa do grupo