Clealco

 
Centro Cultural e Educacional Kenkiti Kimura
Investimento em educação 
 
Em novembro de 2009, foi inaugurado em Clementina o Centro Cultural e Educacional Kenkiti Kimura, um investimento que custou aproximadamente dois milhões de reais, possui um espaço de 3.300m² e que foi cuidadosamente adaptado para portadores de necessidades especiais. Atualmente, o local possui várias salas para treinamentos, além de um anfiteatro com capacidade para 260 pessoas. Sua fundação objetivou levar mais oportunidades de profissionalização, educação e cultura para os colaboradores, dependentes e população de toda a região.
 
O Centro Cultural é um exemplo para o setor sucroenergético. O espaço é ferramenta estratégica para a empresa e recebe diariamente alunos de diversos municípios que participam de treinamentos e cursos profissionalizantes.
 
A Clealco em parceria com a prefeitura municipal de Clementina e com a Anhanguera oferecerá cursos de graduação, com preços acessíveis aos colaboradores e a comunidade.
 
O Centro oferece grande variedade de cursos gratuitos, e todos eles contam com todo o suporte de equipamentos. Atualmente já existem salas devidamente equipadas para treinamentos, como: mecânico, eletricista, culinária, informática, entre outros.
 
Em agosto de 2012, foi inaugurada no local também, a “Biblioteca Paulo Clausen”, a primeira do Grupo Clealco. Com um acervo que conta com mais de 1.500 obras, composto por livros de autores consagrados no cenário brasileiro e internacional, é aberta para toda a comunidade nos seguintes horários:
 
Segunda à quinta - das 7h às 17h;
Sextas - das 7h às 16h.
 
Clube Cares

Lazer, esporte e cultura
 
Localizado em Clementina e fundado em 1984, possui uma área de lazer e bem-estar para o desenvolvimento de atividades sócio educativas em prol dos colaboradores e dependentes do Grupo Clealco. O Clube Cares possui infraestrutura completa para proporcionar aos usuários o máximo de conforto e bem-estar, sendo equipado com:
 
• Dois campos de futebol;
• Salão de eventos;
• Quadra de tênis;
• Quiosque;
• Churrasqueira;
• Três piscinas;
• Playground.
 
Compromisso com a cultura
O compromisso do Grupo Clealco não é só com educação, hoje a Empresa trabalha constantemente em prol da valorização e propagação da cultura. Através de parcerias com instituições como o Sesi (Serviço Social da Indústria), a Clealco realiza durante toda a safra atrações gratuitas e abertas para toda a população da região. Entre elas destacamos peças teatrais, palestras, seminários, apresentações de vários gêneros musicais entre outros.
Parcerias para profissionalização dos colaboradores
O programa Clealco Qualifica beneficia em média 1.000 colaboradores por ano, que por conta da entressafra (momento em que o setor encerra a moagem da cana naquele ano) ficam com o contrato de trabalho suspenso. O projeto é realizado em parceria com a SDECTI (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação), através do Programa Via Rápida, e com o Governo Federal, pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Os cursos têm como instituições executoras o Centro Paula Souza, o Senai e o próprio Grupo Clealco.

Os colaboradores participantes são encaminhados para os cursos que podem impulsionar a carreira no Grupo Clealco, e dessa forma, a Companhia consegue manter o vínculo empregatício destes funcionários, assumindo uma posição diferenciada em relação a outras empresas do setor. Consequentemente, as condições profissionais do colaborador também são melhoradas.

Em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria), a Clealco oferece oportunidades para as pessoas que têm interesse de finalizar os estudos de nível fundamental, por meio do Programa de Alfabetização Intensiva e o Telecurso.

Além disso, a Empresa possui programas de incentivo à profissionalização, como por exemplo, o Programa Jovem Aprendiz, em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). O projeto foi desenvolvido para incentivar a formação profissional e a inserção dos filhos de colaboradores no mercado de trabalho. O programa capacita os jovens por meio de aulas práticas e teóricas para trabalharem em áreas relacionadas com mecânica automotiva, mecânica industrial, entre outros.

O Grupo Clealco treina seus colaboradores de forma diferenciada, proporcionando a oportunidade de adquirir conhecimento de novas funções de trabalho, além de suprir as necessidades de mão de obra da Empresa.
A Clealco oferece também bolsas de estudo para os colaboradores que desejam se especializar através da graduação, pós- graduação e/ou cursos técnicos.

Projeto Escola no Campo
Desenvolvido anualmente com 400 alunos do 7º ano das escolas estaduais dos municípios de Clementina, Santópolis do Aguapeí, Luiziânia, Queiroz e Braúna, o Projeto Escola no Campo é uma parceria do Grupo Clealco com a Syngenta e a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, para levar informações sobre meio ambiente a jovens e adolescentes.
 
A ação
 
O projeto Escola no Campo nasceu em 1991, e tem como objetivo formar novas gerações conscientes sobre a necessidade de preservar o meio ambiente e usar a tecnologia para a produção de alimentos mais saudáveis.
 
O projeto tem ainda como foco contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades através da qualidade na educação, integrando iniciativas de saúde, segurança alimentar, agricultura e outras.
 
Como funciona o Projeto
 
Para levar as lições aos participantes do “Escola no Campo”, um programa didático foi desenvolvido contando com a participação ativa dos professores, que inserem os conteúdos educativos do projeto na grade curricular das séries atendidas.
‹ voltar

Selos e certificações Clealco

Abrinq
Copyright © 2014 - CLEALCO AÇÚCAR E ÁLCOOL S.A. Todos os direitos reservados.

projeto: | Empresa do grupo