Canal de Denúncias Clealco
Um ambiente seguro para falar com a genteA Clealco disponibiliza o Canal de Denúncias para que colaboradores, prestadores de serviços, parceiros de negócios e público externo possam apontar situações e não conformidades com o Código de Conduta e Políticas da Companhia, bem como denúncias relacionadas a atos de corrupção, fraude e demais irregularidades previstas na Lei 12.846/2013.
Ampliamos as formas de acesso para que as denúnicas possam ser feitas de forma gratuita pelo 0800 881 3626, via WhatsApp (51) 3376-9353 e também através do App Contato Seguro, disponível nas lojas de aplicativos dos celulares.
Facilitando ainda mais este reporte basta clicar aqui para fazer a denúncia online.
As denúncias podem ser feitas anonimamente, 24 horas por dia, todos os dias da semana, e são recebidas pela Contato Seguro, que é uma empresa independente, com tradição de mercado e mais de 16 anos de atuação.
IMPORTANTE: Os relatos fornecidos pelo denunciante são apurados de forma sigilosa, sendo garantida a proteção de seus dados, não sendo tolerado qualquer tipo de retaliação ou forma de intimidação.
DÚVIDAS FREQUENTES:
Quem pode denunciar?
O canal de denúncias está disponível a todos os colaboradores, prestadores de serviços, parceiros de negócios e a comunidade em geral, para que o acessem sempre que suspeitarem ou souberem de algo contrário às diretrizes éticas da Clealco.
Que tipos de situações devem ser denunciadas?
Você pode relatar qualquer comportamento que viole o Código de Conduta, políticas internas, regras ou normas da Clealco. Exemplos incluem assédio, discriminação, fraudes, corrupção, práticas antiéticas ou qualquer situação que prejudique o ambiente de trabalho ou cause danos à organização.
Como faço uma denúncia?
É importante que a denúncia seja enviada da forma mais detalhada possível. Você também pode anexar documentos que ajudem no entendimento do relato. Veja alguns exemplos:
- Descrição detalhada dos fatos ocorridos
- Nome das pessoas envolvidas
- Empresas e departamentos envolvidos
- Local da denúncia
- Testemunhas
- Fotos e documentos que possam colaborar com a denúncia
- Qualquer outra informação relevante
*Esses itens não são obrigatórios, mas agilizam o processo de apuração.
Que tipo de provas posso anexar à denúncia?
Você pode anexar qualquer documento, foto, e-mail ou outro tipo de evidência que ajude a comprovar os fatos relatados. Quanto mais detalhadas forem as provas, melhor será para investigar o caso e tomar as ações apropriadas.
Devo relatar situações que não estou envolvido?
Sim, é importante relatar situações, mesmo que elas não te afetem diretamente. Deixar de informar sobre comportamentos errados ou problemas pode prejudicar o ambiente de trabalho e afetar outras pessoas ou a empresa. Quando você relata algo que viu, mesmo sem ser afetado, está ajudando a criar um ambiente mais seguro, justo e ético para todos. Sua denúncia pode evitar problemas no futuro e garantir que as ações certas sejam tomadas.