Clealco

 

15/09/2015

Por Karoline Verri Nunes

Energia limpa e renovável através da cogeração

O sistema de cogeração de energia que utiliza a biomassa da cana-de-açúcar é considerado ambientalmente sustentável, pois produz baixo nível de emissões de gases poluentes (comparado com combustíveis fósseis como a gasolina). Os principais benefícios são a alta eficiência energética, utilização de recursos renováveis e a geração de energia limpa, segura e com grande potencial.

 

O Grupo Clealco reaproveita 100 % do bagaço resultante do processamento da cana-de-açúcar. O bagaço é um resíduo da moagem da cana, podendo ser utilizado nas caldeiras para a geração de vapor, que é usado em todas as etapas de produção. A energia elétrica produzida através da queima do bagaço da cana é utilizada para acionar os motores elétricos e a iluminação das usinas. A produção excedente é comercializada, contribuindo com a matriz energética brasileira.

 

As unidades de Clementina e de Penápolis são autossuficientes na geração da energia elétrica que é utilizada dentro da própria usina. A unidade de Queiroz exporta energia elétrica para o SIN (Sistema Interligado Nacional), desde 2009, após investimentos realizados em caldeira de alta pressão, geração de energia, subestação de elevação e linha de transmissão. Atualmente a unidade exporta 150 mil MWH safra. A Clealco foi a única usina de cana-de-açúcar com venda de contratos de fornecimento de energia no último leilão (22º Leilão de Energia Nova A-3) realizado no dia 21 de agosto, pela Câmera de Comercialização de energia Elétrica (CCEE).

 

Jornalista Responsável – Karoline Verri Nunes

Mtb: 61.484




‹ voltar

Selos e certificações Clealco

Abrinq
Copyright © 2014 - CLEALCO AÇÚCAR E ÁLCOOL S.A. Todos os direitos reservados.

projeto: | Empresa do grupo